Em muitos aspectos, o sistema TEKMUL, uma emulsão que pode-se utilizar como fase oleosa N-Parafina ou Olefinas em solução salina (NaCl ou CaCl2), pode ser descrito como o fluido de perfuração ideal. Esse tipo de fluido é um dos fluidos de perfuração mais utilizados no mercado.

Este fluido possui excelente desempenho em quase todos os os desafios encontrados durante a perfuração de poços de petróleo e gás como: altas e baixas pressões; altas e baixas temperaturas); água livre em formações; torque, arraste; zonas de gás ácido; etc. Devido à sua alta resistência aos contaminantes, o Sistema TEKMUL é um candidato ideal para operações em diferentes regiões.

Dependendo do projeto de óleo de base (a partir de mineral ou sintético), o Sistema de TEKMUL pode ser usado com sucesso em ambos os projetos onshore e offshore.

Aplicações
- Formações instáveis tectonicamente estressadas.
- Poços de longo alcance, com alto torque e arraste.
- Ambientes HTHP.
- Poços horizontais.
- Projetos offshore de águas profundas.

Benefícios
- Apresenta uma excelente inibição de formações de argila.
- Excelentes taxas de penetração.
- Resistente a contaminantes.
- Resistente à temperatura.
- Fácil de manusear em uma ampla gama de propriedades.
- Reutilizável e reciclável.
O sistema TEKDRILL é um fluido base água catiônico recomendado para perfurar poços com formações Argilosas/Folhelhos de baixa a Média atividade podendo ser usado Cloreto de Sódio ou Cloreto de Potássio como complemento á inibição.

Aplicações
- Em áreas com risco ambiental
- Poços verticais e Horizontais

Benefícios
- Melhora a estabilização de folhelhos.
- Aumenta as taxas de penetração em argilas, especialmente quando perfurado com brocas (PDC).
- Apresenta propriedades estáveis, incluindo o controle de filtração.
- É tolerante a contaminação sólidos.
- Exibe excelentes características de reboco.
- Não é tóxico.
Fluido base de água de alta performance, usado na perfuração de poços verticais, direcionais e horizontais onde sejam encontradas formações de média e alta atividade que requeiram uma melhor inibição. Na fase aquosa podem ser usados sais de Cloreto de Sódio e ou Cloreto de Potássio até a saturação. Estes sais ajudarão na inibição e atuarão como agentes adensantes.
O Sistema ECOTEK é um sistema base água que apresenta excelente inibição química e lubricidade compatíveis, para perfuração de poços direcionais e verticais, combinado com elementos selantes, os quais reduz a interação rocha – fluido, minimizando os problemas operacionais com fluidos aquosos quando expostos à formações reativas. O óleo vegetal contido no produto confere uma micro-emulsão que protege as paredes do poço contra a penetração continua de água. Na medida em que for requerido, pode ser adicionado ao sistema um inibidor de folhelho de alta performance TEKHIB para inibir os folhelhos reativos. A utilização de Fluido Base Água em poços exploratórios e de desenvolvimento é de fundamental importância para a caracterização de hidrocarbonetos em calha, como também a aquisição de outras informações de perfil inerentes aos fluidos base água, que requer condutividade.

O Sistema ECOTEK pode ser formulado com formiato de sódio e outros sais isentos de cloretos, tornando-se um sistema ambientalmente amigável.
O Fluido TEKCARB foi projetado para ser utilizado como fluido Drill-In ou seja, para perfuração da zona produtora. O mesmo se caracteriza por possuir as propriedades de um bom fluido de perfuração, ao mesmo tempo que têm os atributos de um fluido de completação.

O uso de Carbonato de Cálcio Micronizado como obturante temporário controla a invasão de fluido para a formação, ajudando na formação de um reboco que possa ser removido de forma fácil e eficaz pelo fluido produzido.

Dependendo do tipo de completação do poço, pode ser que não se necessite de ácidos ou fluidos para dissolver os sólidos obturantes.